Educação Infantil

UMA FASE DE DESCOBERTAS

Considerada a primeira fase da educação básica

A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade.
A educação infantil tem como objetivo apoiar o desenvolvimento completo e harmonioso das crianças de 0 a 5 anos, contemplando essa fase essencial de descobertas e aprendizagens.

Nossa proposta pedagógica parte do princípio de que a criança está em constante formação e construção de conhecimento, evoluindo de forma única em diferentes contextos e ambientes. Entendemos que cada experiência é uma oportunidade de crescimento.

Interação Social e Cultural

Para apoiar o desenvolvimento da identidade da criança, é essencial criar espaços que promovam a interação social, cultural e familiar. Aqui, incentivamos o contato com diferentes formas de expressão, linguagens e conhecimentos, ampliando suas referências e seu senso de pertencimento.

Crescimento Integral

Nosso ambiente valoriza a individualidade de cada criança, promovendo seu desenvolvimento em todos os aspectos — cognitivo, social, emocional e físico. Assim, contribuímos para que cada um cresça de forma equilibrada, explorando e fortalecendo suas habilidades e potencialidades.

Centro de dramatização do lar

Refere-se a um espaço dedicado à dramatização, onde objetos que remetem ao lar, como mesa, fogão, cama e até itens de vestuário masculino e feminino, são cuidadosamente dispostos ao alcance das crianças.

Esse ambiente oferece às crianças a oportunidade de explorar, através da brincadeira, situações do dia a dia familiar. A liberdade de dramatizar e representar papéis permite que expressem sentimentos, recriem cenários familiares e experimentem novas formas de interagir com o mundo ao seu redor. Esse espaço é, portanto, um estímulo para o desenvolvimento emocional, social e criativo, incentivando a imaginação e a empatia na resolução de situações cotidianas.

Roda de conversas

É o local onde a fala é estimulada, além de ser uma ação pedagógica que serve como “quebra-gelo”, autoconhecimento, relacionamento intra e interpessoal, lançamento de propostas para escolha de temas para novos projetos, troca de informações entre educandos e educador, levando-os à formação pessoal, social e aprimorando o conhecimento do mundo.
DIVERSOS ESPAÇOS PARA APRENDIZADO

Centro de artes

Nesse espaço, grandes são as possibilidades de desenvolvimento da inteligência pictórica, que é a capacidade de expressão gráfica (desenho, pintura etc.), ao reproduzir ou criar imagens por meio de traços ou cores que sejam inerentes ao ser humano ou a natureza, ou simplesmente abstrair a reprodução do seu próprio consciente.

Centro de leitura

É a biblioteca da sala de aula.

Nela são expostos livros de literatura infantil selecionados – onde as crianças se dirigem ao terminar as atividades – para manuseio, no caso de crianças que ainda não lêem, ou para leitura, estimulada pela professora.